Crédito da imagem: MPB4 em foto de Camilla Guimarães.

MPB4 entrelaça presente e passado em CD e DVD com show dos 50 anos

Mauro Ferreira

O lançamento do CD e DVD O sonho, a vida, a roda viva! – MPB4 50 anos ao vivo (MP,B Discos / Som Livre), neste mês de novembro de 2017, perpetua momento de virada na carreira do MPB4. Em maio de 2016, a carreira fonográfica do quarteto ganhou fôlego com o lançamento de vigoroso álbum de músicas inéditas, MPB4 50 anos – O sonho, a vida, a roda viva!, primeiro disco gravado pelo grupo após a saída de cena do arranjador e integrante Antônio José Waghabi Filho (1943 – 2012), o Magro, criador da identidade vocal do MPB4.

Naquele mesmo mês, o quarteto – com Paulo Malaguti Pauleira no lugar de Magro – estreou na cidade de São Paulo (SP) o show comemorativo das cinco décadas de trajetória profissional desse grupo fluminense cujas origens remetem ao ano de 1962, na cidade de Niterói (RJ). Em 5 de outubro daquele mesmo ano de 2016, o show ganhou registro na volta ao Rio de Janeiro (RJ) e gerou a gravação ora lançada em CD ao vivo e DVD com a participação de Kleiton & Kledir em Vira virou (Kleiton Ramil, 1980), música que fez sucesso tanto nas vozes da dupla gaúcha quanto na gravação do quarteto.

Show à parte é a abertura do espetáculo, na qual o grupo simula o momento em que defendeu Roda viva (Chico Buarque, 1967) em outubro de 1967 no palco do Teatro Paramount, em São Paulo (SP), na final do III Festival de Música Popular Brasileira, exibido há 50 anos pela TV Record. Na sequência, o MPB4 canta a capellaOração ao tempo (1979), composição de Caetano Veloso que o quarteto gravou dois anos depois do autor no álbum Tempo Tempo (1981).

Integrando passado e presente no show, o grupo aloca lado a lado, no roteiro, sambas de temáticas afins como o então inédito Desossado (João Bosco e Francisco Bosco, 2016) e Partido alto (Chico Buarque, 1972). Nessa espiral do tempo, os baiões Ateu é tu (Rafael Altério e Celso Viáfora, 2016) e Brasileia (Guinga e Thiago Amud, 2016) mostram que o MPB4 consegue ir além do glorioso passado evocado no CD e DVD O sonho, a vida, a roda viva! – MPB4 50 anos ao vivo. (Cotação: * * * *)

G1
http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/mpb4-entrelaca-presente-e-passado-em-cd-e-dvd-com-show-dos-50-anos.html

Outras Notícias

Bon Jovi, Nina Simone e Dire Straits entram para o Hall da Fama do Rock

France Presse A lendária Nina Simone, o grupo americano Bon Jovi e o britânico Dire Straits fazem parte dos escolh...

Samba de Assis é a surpresa de show em que Chico exalta o povo e o artista do Brasil

Mauro Ferreira "Minha embaixada chegou / Deixa meu povo passar / Meu povo pede licença / Pra na batucada desacatar...

Titãs já têm por onde lançar em 2018 o disco com a ópera-rock do grupo

Mauro Ferreira Gravado pelos Titãs desde novembro, o disco com a primeira ópera-rock do grupo paulistano já tem po...

Gravação de 1986, inédita em disco, expõe Cássia Eller em tons de cabaré

Mauro Ferreira Antes de pegar o caminho de volta para a cidade natal do Rio de Janeiro (RJ) na virada dos anos 198...