Rick Hall durante premiação do Grammy, em 2014 (Foto: Todd Williamson/Invision/AP)

Rick Hall, famoso produtor de música soul, morre aos 85 anos

Agencia EFE

Rick Hall, famoso produtor americano de música soul, morreu nesta quarta-feira (3) aos 85 anos, informou o Hall da Fama da Música do Alabama (Estados Unidos). Segundo informações do The Guardian, Rick morreu em casa e em decorrência a um câncer.

Hall foi o proprietário do "Fame", um dos estúdio de gravação mais importante do soul no sul do país e pelo qual passaram estrelas como Aretha Franklin, Wilson Pickett e Etta James.

A pequena localidade de Muscle Shoals no Alabama, onde ficava localizado o estúdio "Fame", se tornou um lugar de peregrinação para os artistas de soul que, após o fenomenal sucesso em 1966 de "When a Man Loves a Woman" assinado por Perry Sledge, buscavam esse som apaixonado, cru e intenso que era a marca do trabalho de Hall.

Fundado em 1959 e ainda em ativo, o "Fame" contava, no início, com uma poderosa banda de estúdio formado por músicos brancos que ficaram famosos pelo talento para conduzir figuras da música negra em anos nos quais a segregação racial era ainda uma realidade no sul dos Estados Unidos.

Entre esses músicos às ordens de Rick Hall, que foram mudando durante o tempo sobretudo pelo difícil caráter do produtor, figuraram Barry Beckett (teclados), Roger Hawkins (bateria), David Hood (baixo) e Jimmy Johnson (guitarra).

Conhecidos coloquialmente como o grupo de acompanhamento The Swampers, ainda que seu nome oficial fosse Muscle Shoals Rhythm Section, no final dos anos 60 fundaram sua própria e também célebre companhia de gravação, que foi chamada de Muscle Shoals Sound Studio.

Rick Hall recebeu em 2014 o Grammy especial "Trustees Award", em honra à carreira de personalidades que fizeram contribuições significativas ao mundo da música.

G1
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/rick-hall-famoso-produtor-de-musica-soul-morre-aos-85-anos.ghtml

Outras Notícias

Maria Rita diz que música salvou sua vida

Lucila SigalSer filha de Elis Regina foi difícil durante a infância e a adolescência, pela pressão de ser comparada c...

Demi Lovato tem recebido Wilmer Valderrama na reabilitação e o nosso coração de shipper explodiu

Desde que saiu do hospital, onde esteve internada após sofrer overdose, Demi Lovato segue na reabilitação há cerca de...

Novo álbum póstumo de Prince apresenta clássicos com o cantor ao piano

Os fãs de Prince, que esperam escutar sua habitual guitarra cheia de efeitos, podem se surpreender com um dos primeir...

Mel B confirma retorno das Spice Girls mesmo sem Vic Beckham

Na última quinta-feira (13), no “The Late Show”, da CBS, Mel B alimentou a esperança dos fãs. A cantora revelou que a...