Da esquerda, acima: Arctic Monkeys, Gorillaz, Kanye West, Bruce Springsteen, Erasmo Carlos, Iza, Lady Gaga, Camila Cabello, Justin Timberlake, Gilbert

Lady Gaga, Gilberto Gil, Justin Timberlake, Iza: Veja 25 discos esperados para 2018

Mauro Ferreira

Em um momento de retomada da indústria da música, 2018 deve ser um ano de ânimo para veteranos e apostas lançarem novas músicas. O G1 reuniu abaixo 25 discos brasileiros e internacionais divulgados para este ano.

Os estilos são os mais variados possíveis, mas dá para notar algumas tendências: cantoras tentando manter o pop latino em alta (Jennifer Lopez, Camila Cabello); medalhões brasileiros de volta com produção de gente nova (Gilberto Gil com o filho Bem Gil, Jards Macalé com Kiko Dinucci e Rômulo Fróes, Erasmo Carlos com Pupillo); divas tentando retomar o trono pop feminino (Cher, Christina Aguilera).

A lista só tem lançamentos que já foram divulgados - com ou sem datas estabelecidas. É claro que haverá surpresas durante o ano. Madonna e Rihanna, por exemplo, deram alguns indícios de que podem soltar coisas novas, mas sem confirmações ainda.

Camila Cabello
“Camila” – 12 de janeiro

O primeiro grande lançamento pop de 2018 será a estreia solo da ex-Fifth Harmony. O single “Havana” já foi um dos maiores hits da virada do ano - atrás apenas de "Rockstar", de Post Malone -, bailando na onda do pop com sotaque latino pelo mundo. Tem parceria com o compositor Ryan Tedder, do OneRepublic ("Into it"), e produção do duo Futuristics (Selena Gomez, G-Eazy).

Caio Prado
"Incendeia" - 12 de janeiro

Já com dois singles lançados, "É proibido estacionar na merda" e "Mera", o segundo álbum do cantor e compositor carioca sai este mês com produção orquestrada pelo baiano Alê Siqueira. Um mix contemporâneo e dançante de ritmos como soul, funk e rap dá o tom do repertório essencialmente autoral. A cantora Maria Gadú participa da música "Nossa sorte".

Fall Out Boy
“Mania” – 19 de janeiro

O disco estava marcado para setembro de 2017, logo depois do Rock in Rio. O vocalista e guitarrista Patrick Stump admitiu: eles tiveram que refazer o álbum, pois não estava muito bom. “Fiquei desesperado”, ele disse à revista “Rolling Stone”. Veremos se do drama sai coisa boa.

Alice Caymmi
"Alice" - 19 de janeiro

A cantora e compositora carioca passará, no terceiro álbum, pela "prova do segundo disco". Produzido por Barbara Ohana, Alice terá a missão de reeditar o impacto de "Rainha dos raios", disco de 2014 que projetou a neta de Dorival Caymmi. Participações de nomes em evidência, como Rincón Sapiência e a controvertida Pabllo Vittar, parceria com Ana Carolina ("Inocente") e regravação de música de Moacir Santos ("What’s my name", de 1974) estão no cardápio.

Martinho da Vila
"Alô, Vila Isabeeeeel!" - fim de janeiro / início de fevereiro

O cantor e compositor fluminense celebra 80 anos de vida, em 12 de fevereiro, com o lançamento de álbum em que reconta a história da escola de samba Unidos de Vila Isabel, agremiação carnavalesca carioca incorporada ao nome artístico de Martinho e para a qual ele compõe sambas-enredos desde os anos 1960.

Justin Timberlake
“Man of the woods” – 2 de fevereiro

Justin lenhador? O título (“homem da floresta”) e o teaser fazendo pose no milharal (veja abaixo) foram surpreendentes. É provável influência de música country, sim, mas com a produção pop de Pharrell. O primeiro single, "Filthy", no entanto, não tem cara de "homem da floresta", e sim de eletrônica bem urbana.

Franz Ferdinand
“Always ascending” – 9 de fevereiro

Sem o guitarrista Nick MCarthy, que saiu em 2016, a banda escocesa lança o primeiro disco desde 2013. A faixa-título (e primeiro single) é mais dançante, com o dedo do produtor Philippe Zdar, do duo Cassius.

Gilberto Gil
Sem título definido - Lançamento: abril

Com fôlego renovado, após vencer problemas de saúde, o artista baiano lança em abril o primeiro álbum de músicas inéditas desde 2010. O filho Bem Gil assina a produção do disco no qual o cantor e compositor baiano dá voz a 13 músicas autorais. "Giro" (Gilberto Gil e Jorge Bastos Moreno), "Na real", "Ouço", "Sereno" (Gilberto Gil e Bem Gil), "Sol de Maria da Dinda" e "Yamandu" são músicas do disco, já inteiramente gravado.

Lady Gaga
Sem título e data anunciados

O DJ White Shadow, um dos produtores de “Artpop” (2013), está trabalhando com Lady Gaga. Ele disse em novembro que “mal podia esperar” para mostrar aos fãs “a irmãzinha de ‘Artpop’”, com a hashtag #LG6 (ou seja, o 6º disco de Gaga).

Liniker
Ainda sem título - segundo semestre

O patrocínio obtido no edital cultural de empresa de cosméticos possibilitará que a cantora e compositora apresente o segundo álbum com produção luxuosa. O toque da banda Os Carmelows está garantido no disco.

Iza
Ainda sem título - primeiro semestre

No rastro do estouro hit "Pesadão", lançado em outubro, a cantora e compositora carioca lançará o primeiro álbum com repertório autoral, calcado na batida do R&B contemporâneo.

Elza Soares
Ainda sem título - segundo semestre

O primeiro álbum da cantora carioca após o consagrador A mulher do fim do mundo, eleito o melhor disco de 2015, já está em fase de gestação. Elza já pediu música ao jovem compositor carioca Caio Prado. A ideia é manter a artista conectada com a cena contemporânea, mas, desta vez, sem se restringir ao círculo musical paulistano.

Kanye West
“Turbo Grafx 16” – Sem data anunciada

Tratando-se de Kanye, tudo pode mudar. O título foi anunciado já no início de 2016. Duas faixas vazaram no meio de 2017 (“Euro” e “Hold thight”). Em novembro, Desiigner indicou em entrevista que um álbum “louco” está prestes a sair.

Jennifer Lopez
“Por Primera Vez” - Sem data anunciada

O 2º disco dela em espanhol deveria ter saído em setembro, mas foi adiado de última hora. Ainda dá tempo de a cantora poderosa entre o público hispânico nos EUA aproveitar o momento favorável no pop.

The 1975
“Music For Cars” - Sem data anunciada

O vocalista Matt Healy disse que o 3º disco será o “fim de uma era” da jovem banda britânica. O título é o mesmo do EP de 2013. Matt indicou no Twitter que disco será lançado em junho, mas o jornal “Guardian” diz que sai em abril.

Erasmo Carlos
Ainda sem título - primeiro semestre

O Tremendão já começou a gravar álbum com músicas inéditas. A produção é de Pupillo, marcando o encontro inédito do ídolo da Jovem Guarda com o músico da Nação Zumbi. Parcerias de Erasmo com Emicida e Milton Nascimento estão previstas no repertório. Um single, "Não existe saudade no Cosmo", tema de autoria do baiano Teago Oliveira, já circula nas plataformas digitais.

Major Lazer
“Music Is The Weapon” - Sem data anunciada

Com Diplo cada vez mais influente no pop atual, o quarto disco do seu projeto Major Lazer deve fazer barulho. E com o cara ligado no pop brasileiro, não é difícil aparecer algum funk para gringo ouvir.

Jards Macalé
Ainda sem título - segundo semestre

Há 20 anos sem lançar um álbum com músicas inéditas, o compositor carioca renovará o repertório em parceria com expoentes da cena paulistana como Kiko Dinucci e Romulo Fróes. A estranheza típica da obra de Macalé deverá ser aditivada com esse encontro inédito do artista com compositores que também descartam a cartilha do mainstream.

Bruce Springsteen
Sem título e data anunciados

O disco é influenciado pelo pop da Califórnia dos anos 70, disse Bruce à “Variety”. Ouviremos um Bruce mais calmo... Mas os fãs também precisam de calma: deve sair só no 2º semestre, após sua temporada na Broadway.

Cher
Sem título e data anunciados

A diva pode reivindicar o trono com a força do pop feminino atual. Em 2016, ela disse que iria se dedicar a um disco após a campanha de Hillary Clinton. O jeito vai ser transformar a decepção política em força musical.

Gal Costa
Ainda sem título - primeiro semestre

Dando continuidade ao processo de rejuvenescimento da discografia e do público, a cantora prepara álbum com músicas inéditas. Composições de Nando Reis, Criolo, Djavan, Caetano Veloso (uma possível parceria com Guilherme Arantes) e Gilberto Gil estão previstas no repertório alinhavado sob a direção artística de Marcus Preto.

Gorillaz
Sem título e data anunciados

Vai ter overdose de Gorillaz em 2018. A banda virtual de Damon Albarn vem ao Brasil em março e emenda a turnê com um novo disco. Uma surpresa, já que eles levaram sete anos para lançar “Humanz” (2017).

Jack White
Sem título e data anunciados

Ele disse em novembro à revista “Billboard” que o seu terceiro disco solo já estava “praticamente pronto, faltando toques finais”. E como será o álbum? “Bizarro”, afirmou o guitarrista.

Arctic Monkeys
Sem título e data anunciados

Lá se vão cinco anos desse o disco AM. O baixista Nick O’Malley confirmou em novembro que a banda tinha começado a gravar um novo disco, para ser lançado em 2018, “se não houver nenhum problema”.

Christina Aguilera
Sem título e data anunciados

Mais um álbum prometido para 2017 que fica para este ano. É um retorno após 8 anos sem álbuns, mas com potencial: há colaborações com o produtor Mark Ronson e a compositora veterana Linda Perry.

G1
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/lady-gaga-gilberto-gil-justin-timberlake-iza-veja-25-discos-esperados-para-2018.ghtml

Outras Notícias

Samba de Milton Nascimento e Fernando Brant de 1970 ainda traduz 'país do futebol'

Mauro FerreiraEm 1970, ano em que o Brasil se sagrou tricampeão na Copa do Mundo disputada no México, Milton Nascimen...

Gal Costa vislumbra o tempo liso e estilhaçado de Gilberto Gil em canção do álbum 'A pele do futuro'

Mauro FerreiraA pele do futuro é o título do 40º álbum da discografia de Gal Costa. O nome do álbum – cuja previsão d...

Novo lançamento na acesita FM destaca o pop da Banda Hemera.

A banda Hemera estréia novo single na programação acesita FM. "Quebrando os elos" se destaca com um bem aplicado riff...

D. J. Fontana, baterista de Elvis Presley, morre aos 87 anos

O músico americano D. J. Fontana, que foi baterista de Elvis Presley, morreu aos 87 anos nesta quarta-feira (13), inf...