Crédito da imagem: Divulgação / Luis Seyssel

Toquinho resume 50 anos de carreira em DVD com show feito com adesão de Tiê

Mauro Ferreira


A rigor, Toquinho já está em cena há 54 anos, pois foi como violonista que estreou no palco, em 1964, ainda como músico acompanhante de espetáculos musicais de teatro.

Contudo, foi a partir de 1966, ano da gravação do primeiro álbum, que o paulistano Antonio Pecci Filho começou a se fazer ouvir como cantor e compositor. Tanto que foi para celebrar os então 50 anos de carreira fonográfica que Toquinho subiu, em 25 de março de 2016, ao palco do Teatro WTC, na cidade natal de São Paulo (SP) para fazer show que seria gravado ao vivo para edição de álbum e DVD.

Era para o registro audiovisual ter sido lançado ainda naquele ano de 2016. Mas o fato é que o álbum ao vivo e o DVD chegarão ao mercado fonográfico, em edição da gravadora Deck, somente em agosto deste ano de 2018.

No show, Toquinho recebeu convidados como Mutinho, Verônica Ferriani, Paulo Ricardo – com quem o cantor já gravou disco dedicado à parceria firmada por Toquinho com Vinicius de Moraes (1913 – 1980) ao longo da década de 1970 – e Tiê, cantora paulistana que começou a carreira musical como vocalista de Toquinho.

Com os toques dos músicos Guga Machado (percussão), Ivâni Sabino (baixo), Pepa D’Elia (bateria) e Proveta (saxofone clarinete), alem do violão do próprio Toquinho, o cantor rebobinou músicas como O caderno (Toquinho e Mutinho, 1983), Que maravilha (Jorge Ben Jor e Toquinho, 1969) e Regra três (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971).

Além do show em si, o DVD traz takes captados com outros artistas em outros cenários. Toquinho canta Tarde em Itapoã (Toquinho e Vinicius de Moraes, 1971) com João Bosco. Já a pianista Eliane Elias figura em gravação do Samba de Orly (Toquinho, Chico Buarque e Vinicius de Moraes, 1971).

A ideia foi, entre números musicais e depoimentos de parceiros e amigos, fazer DVD documental com alentada retrospectiva desses 50 anos de carreira que, a rigor, já são 54.


Portal G1

Outras Notícias

Aretha Franklin: veja repercussão da morte da dama do Soul

Músicos e outros artistas usaram as redes sociais nesta quinta-feira (16) para lamentar a morte da cantora americana ...

Prince tem 300 músicas liberadas para streaming e download com gravações feitas entre 1995 e 2010

France PressePrince, falecido em 2016, tem agora mais de 300 músicas disponíveis em plataformas digitais de streaming...

Skank promove álbum 'Os três primeiros' com música inédita de Samuel Rosa

Mauro FerreiraNo vindouro álbum ao vivo Os três primeiros, o Skank rebobina os repertórios dos álbuns Skank (1992), C...

Janet Jackson e Cardi B estão entre as atrações do Global Citizen, em Nova York

France PresseA lenda pop Janet Jackson e a estrela do rap em ascensão Cardi B vão liderar o festival Global Citizen, ...