Foto: Divulgação

Exposição com os maiores nomes da arte mundial, 'Entre Nós' é aberta em BH

Algumas obras dos maiores nomes da arte brasileira e mundial estão reunidas em Belo Horizonte em uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), que recebe parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A exposição "Entre Nós - a figura humana no acervo do Masp" foi aberta nesta quarta-feira (26) e fica em cartaz até o dia 26 de junho na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. A mostra tem o apoio da TV Globo Minas.
E as primeiras peças expostas, esculturas feitas pelos Iorubás, povo que vive na África, anunciam o tema da exposição: a figura humana. A arte sacra, de uma coleção italiana, também está entre nós. As mais antigas datam do século XIV.
Estão presentes também obras de Édouard Manet, Diego Velázquez e os retratos pintados por Francisco Goya, no século XVIII. Os corpos são o tema de uma das salas, onde estão grande pintores dos séculos XIX e XX como o francês Renoir, o italiano Modigliani e o espanhol Pablo Picasso.
Na mesma sala, “O Negro Cipião”, pintado por Paul Cézanne, fica ao lado do “Pobre Pescador”, de Paul Gauguin. A arte de Vincent van Gogh também está no CCBB-BH. A tela dele, “A Arlesiana”, de 1890, faz parte da coleção.
A coleção também traz esculturas de bailarinas feitas em bronze por Edgar Degas. Elas foram esculpidas na França, entre 1919 e 1932. As ações humanas também estão contempladas entre as mais de 100 obras que estão de passagem pela capital. Nessa seção, ficam as telas dos brasileiros Cândido Portinari e Roberto Burle Marx. E para encerrar esse passeio, uma amostra da história da arte dos últimos sete séculos, fotografias e obras contemporâneas.

Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 - Tel: 31 3431-9400)
Horário: Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Período: 26 de abril a 26 de junho de 2017
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Para mais informações, acesse o site do CCBB-BH.

G1
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/exposicao-com-os-maiores-nomes-da-arte-mundial-entre-nos-e-aberta-em-bh.ghtml

Outras Notícias

Biografia reconstitui (alguns) passos de Vadico, o maior parceiro de Noel

Mauro Ferreira Na manhã de uma segunda-feira, 11 de junho de 1962, o compositor, músico e arranjador paulistano Os...

Livro alinha letras (e histórias) de Milton, deus da MPB que faz 75 anos

Mauro Ferreira Entre as músicas mais marcantes e/ou populares do cancioneiro original de Milton Nascimento, soment...

Principal prêmio de literatura do Estado muda de nome e aumenta bônus

O Prêmio Pernambuco de Literatura, realizado desde 2013, passará por mudanças. Nesta terça-feira (17), às 18h30, será...

'O livro das listas', de Renato Russo, reúne cadernos do cantor da Legião Urbana; leia trechos

De "10 canções favoritas que você consegue lembrar" a "Filmes americanos favoritos", passando por "10 pessoas famosas...