Foto: Divulgação

Exposição com os maiores nomes da arte mundial, 'Entre Nós' é aberta em BH

Algumas obras dos maiores nomes da arte brasileira e mundial estão reunidas em Belo Horizonte em uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), que recebe parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). A exposição "Entre Nós - a figura humana no acervo do Masp" foi aberta nesta quarta-feira (26) e fica em cartaz até o dia 26 de junho na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. A mostra tem o apoio da TV Globo Minas.
E as primeiras peças expostas, esculturas feitas pelos Iorubás, povo que vive na África, anunciam o tema da exposição: a figura humana. A arte sacra, de uma coleção italiana, também está entre nós. As mais antigas datam do século XIV.
Estão presentes também obras de Édouard Manet, Diego Velázquez e os retratos pintados por Francisco Goya, no século XVIII. Os corpos são o tema de uma das salas, onde estão grande pintores dos séculos XIX e XX como o francês Renoir, o italiano Modigliani e o espanhol Pablo Picasso.
Na mesma sala, “O Negro Cipião”, pintado por Paul Cézanne, fica ao lado do “Pobre Pescador”, de Paul Gauguin. A arte de Vincent van Gogh também está no CCBB-BH. A tela dele, “A Arlesiana”, de 1890, faz parte da coleção.
A coleção também traz esculturas de bailarinas feitas em bronze por Edgar Degas. Elas foram esculpidas na França, entre 1919 e 1932. As ações humanas também estão contempladas entre as mais de 100 obras que estão de passagem pela capital. Nessa seção, ficam as telas dos brasileiros Cândido Portinari e Roberto Burle Marx. E para encerrar esse passeio, uma amostra da história da arte dos últimos sete séculos, fotografias e obras contemporâneas.

Serviço:

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450 - Tel: 31 3431-9400)
Horário: Quarta a segunda, das 9h às 21h.
Período: 26 de abril a 26 de junho de 2017
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Para mais informações, acesse o site do CCBB-BH.

G1
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/exposicao-com-os-maiores-nomes-da-arte-mundial-entre-nos-e-aberta-em-bh.ghtml

Outras Notícias

A literatura imaginou primeiro o fim

Guilherme José Purvin de FigueiredoO fim da vida sempre foi um tema debatido pela humanidade. Na Idade Média, teólogo...

Em busca de mais afeto na literatura, Ketty Valêncio criou a Africanidades, que precisou virar um negócio

Camila Honorato“Eu sentia falta de um projeto que mostrasse afeto na literatura. Tive uma infância com várias complic...

Seguem abertas as inscrições do prêmio Sesc de Literatura

Assessoria de Imprensa As inscrições para o 15º Prêmio Sesc de Literatura estão abertas desde o dia 8 de janeiro e...

Livro reporta a criação de álbum em que Gil seguiu o passo da jovem geração 'black'

Mauro Ferreira Nenhum outro álbum brasileiro foi tão celebrado ao longo deste ano de 2017 quanto Refavela (Philips...