Alunos de escolas públicas podem aprender a dançar balé

Balé clássico para alunos da rede pública

Estão abertas as inscrições para as aulas de balé clássico do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço.

Com a proposta de democratizar o acesso à dança e inserir crianças e adolescentes neste universo, além de contribuir com formação de público, intercâmbio e aprimoramento técnico dos participantes, a décima edição do projeto abre 100 vagas para alunos da rede pública de ensino.

As inscrições podem ser feitas na Academia Olguin, na Rua Ipê, 763, bairro Horto, às terças e quintas-feiras, de 8 às 11h30 e 14 às 18h. A faixa etária é de 06 a 16 anos e os interessados devem comprovar, no ato da inscrição, que estudam na rede pública. As aulas são gratuitas e vão ter início no dia 6 de junho.

O Centro de Referência foi criado em 2007. É patrocinado pela Usiminas, com incentivo do Governo de Minas Gerais (Lei Estadual de Incentivo à Cultura). Já atendeu cerca de 1.300 crianças e adolescentes e recebeu um público de mais de 10.000 pessoas nas apresentações com os integrantes.

De acordo com Salette Olguin, diretora artística e professora do projeto, a dança melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a memória; trabalha o ritmo e a musicalidade, a postura, a flexibilidade e ajuda também na disciplina, sociabilidade e desenvoltura.

Com cerca de 40 anos de experiência, Salette Olguin tem uma carreira marcada por cursos de dança com importantes nomes do setor. Iniciou seus estudos com a mãe, Zélia Olguin, também bailarina e coreógrafa.

Carlota Portela, Huda Bittencourt, Dalal Achar, Reynaldo Muniz Delgado, Desmonde Doyle, dentre outros, foram alguns de seus professores. Em 1991 participou de curso de Ballet Moderno em Amsterdam e para professora de Ballet da Royal Academy of Dancing, em Londres.

Em seu currículo constam adaptações de grandes clássicos de repertório, coreografias próprias e participação como bailarina em vários espetáculos.

Larissa Olguin e Guilherme Júnio integram o time de professores do projeto. Larissa começou a dançar aos três anos com a avó, Zélia Olguin. Fez cursos e oficinas de dança com Roseli Rodrigues, Carlinhos de Jesus, Mário Nascimento, e participou como bailarina em clássicos de repertório.
Guilherme Júnio, bailarino de Timóteo, formado pela Escola Bolshoi Brasil, teve atuações em companhias de dança da África do Sul e Estados Unidos, e integra o corpo de professores do projeto desde 2016.

As atividades do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço contam com o apoio do Instituto Usicultura e da Associação Cultural Zélia Olguin. A realização é de Salette Olguin e produção de Marilda Lyra. Mais informações nos telefones (31) 98605-8026 ou 98571-8856.

Diário do Aço
http://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=50456&t=bale-classico-para-alunos-da-rede-publica

Outras Notícias

Filme de cineasta fabricianense é selecionado em festival de curtas

O cineasta Bruno Mendes, que fez sucesso com a “Turma do Dente” e com o “Brunews” aqui no PLOX, teve um curta-metrage...

Domingo feliz com Mayara e Ramon - Shopping Vale do Aço - Ipatinga - MG

Fazendo grande sucesso na região, a dupla Mayara e Ramon estará de volta ao Shopping Vale do Aço no domingo (19). Ele...

Comédias no Centro Cultural Usiminas - Ipatinga - MG

Neste fim de semana, o teatro do Centro Cultural Usiminas vai receber atrações de comédia. No sábado (18), a peça car...

Paulinho Pedra Azul e Wilson Sideral

Para comemorar aniversário de 19 anos do Shopping Vale do Aço, dois grandes artistas vão estar na Praça de Alimentaçã...