A iniciativa busca mostrar um caminho onde literatura e tecnologia caminhem juntas. Foto: Luiz Munhoz

Book Trailer estimula integração entre literatura e dispositivos digitais

Disseminar o hábito da leitura em crianças e adolescentes tem se tornado cada dia mais um desafio, à medida que as mídias digitais passaram a ocupar grande parte do tempo dessa geração. Porém, tal transformação não deve tornar a literatura inimiga da tecnologia, pelo contrário. Pensando nisso, o Programa de Leitura Fome de Ler, desenvolvido pelo curso de Letras – Licenciatura da Ulbra Canoas em parceria com a Câmara Rio-grandense do Livro, realiza o Festival Book Trailer, que já está na sua quarta edição.

A iniciativa tem por objetivo mostrar aos alunos que é possível integrar a leitura com os dispositivos digitais e trazer esse hábito para o ambiente escolar, como explica sua idealizadora, a professora Angela da Rocha Rolla. “O trabalho é riquíssimo, pois, além de explorar os recursos tecnológicos que temos hoje em dia para estimular a leitura e a literatura, ainda é capaz de despertar nos alunos o interesse profissional pelas áreas audiovisuais”, afirma a coordenadora. Ela destaca que o processo promove conhecimento também para os educadores envolvidos. “Os professores emergem nessa nova forma de aprendizado, pois participam de oficinas que os capacitam sobre edição de vídeo, produção com dispositivos móveis, entre outras atividades que contribuem para melhorar o desempenho dessas novas formas de trabalhar”, completa Angela Rolla.

Na proposta, cada equipe participante do Festival deve desenvolver um trailer de alguma obra literária trabalhada durante o ano, através do Fome de Ler. Durante esse período, as escolas abordam escritores vinculados ao projeto e produzem vídeos a partir do conhecimento adquirido nessas experiências. O programa abrange 118 escolas em 26 municípios do Rio Grande do Sul. Em Canoas, os Colégios Ulbra Cristo Redentor e São João participam do projeto junto com outras 23 unidades escolares.

Os vídeos serão apresentados na Feira do Livro de Canoas. Após votação, na qual os próprios alunos compõem júri, os vencedores de cada categoria ganharão certificados e os autores das obras trabalhadas serão homenageados. As categorias são mirim, júnior, juvenil e adulto.

As inscrições para a edição de 2017 do Festival já estão abertas. Para participar, os interessados devem preencher um formulário digital e encaminhar os vídeos concluídos aos cuidados da coordenadora do Programa, Angela Rolla, na secretaria do curso de Letras da Ulbra Canoas, situada no prédio 11, sala 21, nos turnos tarde/noite, ou no Ponto de Leitura Fome de Ler, que fica na Estação do Livro, entre os prédios 14 e 16 do campus.

Acesse todas as informações sobre o Festival Book Trailer, as produções de edições anteriores e outras atividades do projeto Fome de Ler através do site http://www.ulbra.br/canoas/fome-de-ler

Revista NEWS
http://revistanews.com.br/2017/07/26/book-trailer-estimula-integracao-entre-literatura-e-dispositivos-digitais/

Outras Notícias

Literatura de origem negra

CARLOS ANDREI SIQUARA Enquanto a sociedade brasileira buscava esquecer o recente passado escravocrata, no início d...

Melhor que a Baleia Azul: Literatura como um jogo do bem

Há algum tempo, as crianças do mundo inteiro se interessaram com o perigoso jogo da Baleia Azul. Criado à partir de u...

Sesc oferece programação gratuita durante a Flip

Oficinas literárias, exposição de arte e apresentações culturais estão entre as atrações oferecidas pelo Sesc de Para...

“Não sou o ‘novo negro'”, diz o escritor americano Paul Beatty

Jerônimo Teixeira Paul Beatty, 55 anos, foi o primeiro americano a vencer o prestigioso Man Booker Prize, no ano p...