E-books ajudam a desenvolver hábito de leitura nas crianças (Foto: Reprodução/Agência Conversion)

Tecnologia ajuda a incentivar hábito de leitura no público infantil

AGÊNCIA CONVERSION

Desde sempre, através de estudos, pesquisas e outros apontamentos, a leitura é considerada uma prática fundamental para o desenvolvimento humano. Sendo assim, quanto mais cedo, ou seja, ainda na infância, a leitura começar a fazer parte do cotidiano das crianças, as chances de estímulo intelectual, memória, facilidade de comunicação e escrita são maiores.

Hoje, com fácil acesso à tecnologia também desde cedo, é possível conciliar as práticas e fazer da leitura de livros online um facilitador para que o público infantil se interesse cada vez mais cedo por este hábito. A leitura é uma das atividades mais ricas e abrangentes para o melhor e mais frequente estímulo ao cérebro, fazendo com que ele trabalhe determinadas aptidões, como armazenamento de informações, memórias passadas e recentes, criatividade, capacidade de compreensão das mensagens passadas e evolução na forma de interpretar os conteúdos observados.

Aparelhos como smartphones e tablets fazem cada vez mais parte da vida das pessoas – e com as crianças, não é diferente. O que se deve saber é que é completamente possível fazer com que este acesso precoce à tecnologia auxilie o processo de introdução e manutenção do interesse das crianças pela leitura. Os e-books podem apresentar com mais facilidade variados temas de interesse não só do público infantil, como também podem contribuir para a aproximação entre eles e os pais em hábitos como a leitura antes de dormir, por exemplo. A leitura em conjunto estimula, ainda, a socialização e a comunicação das crianças.

O envolvimento dos pais neste processo é fundamental também na escolha do conteúdo e dos gêneros que serão passados para a leitura dos filhos. A internet é um ambiente com uma infinidade de informações. Cabe, de certa forma, aos responsáveis orientar e filtrar por quais caminhos e plataformas as crianças devem seguir, evitando que tenham acesso a conteúdos inadequados.

A interatividade é outro aspecto fundamental da leitura online para atrair as crianças. As inúmeras conexões entre textos, imagens, vídeos e animações fazem com que o interesse do público infantil seja ainda mais alto e significativo. Essa característica auxilia também no aprimoramento e no desenvolvimento da percepção cognitiva, na identificação das mensagens e nos sinais que a compõem.

A Tribuna
http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/atualidades/tecnologia-ajuda-a-incentivar-habito-de-leitura-no-publico-infantil/?cHash=7a3bd1c439d6184677b9fc21bfd3d634

Outras Notícias

Sony apresenta sistema de controle para carros com CarPlay e Android Auto

Paulo Guilherme A Sony acaba de apresentar, na CES 2018, um novo sistema de entretenimento para carros que promete...

Tela maliciosa pode comprometer segurança do celular, alerta pesquisa

Altieres Rohr Já deixou seu telefone cair e teve que depender de um reparo para substituir a tela do seu celular? ...

Facebook lança 'Watch', plataforma de vídeos rival de Netflix e YouTube

Facebook lançou nesta quarta-feira (9) o "Watch", uma plataforma de vídeo que terá uma programação especial e exclusi...

Empresa dos EUA implantará chips nos funcionários para agilizar tarefas

Agencia EFE Uma empresa americana implantará microchips em alguns funcionários para facilitar tarefas como abrir p...